Payroll: EUA criam 256 mil vagas de emprego em dezembro
Os Estados Unidos (EUA) criaram 256 mil vagas de emprego em dezembro de 2024, de acordo com o payroll divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho do país.
Os dados do mês passado aceleraram frente à leitura de novembro, quando a economia norte-americana abriu 227 mil postos de emprego.
O resultado também ficou acima das expectativas do mercado, que esperava a criação de 164 mil vagas.
A taxa de desemprego foi de 4,1%, enquanto o número de desempregados fechou o mês em 6,9 milhões.
A taxa de participação da força de trabalho e a métrica emprego-população foram de 62,5% e 60% em dezembro, respectivamente.
Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano, de US$ 35,69, subiram 0,3% na comparação mensal e avançaram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2023.
Além do payroll
Os últimos indicadores de emprego que saíram ao longo da semana apontam para direções diferentes.
O setor privado nos EUA criou 122 mil novas vagas de trabalho em dezembro de 2024, mostra o relatório ADP. O número representa uma desaceleração frente ao mês anterior, uma vez que foram abertos 146 mil postos em novembro.
Já o Jolts mostrou que o número de vagas de trabalho em aberto no país subiu para 8,1 milhões em novembro, acima das expectativas do mercado, que esperava uma queda para 7,73 milhões.
Os números serão acompanhados de perto pelo Federal Reserve, que segue temeroso com o impacto de um mercado de trabalho ainda apertado na trajetória da inflação. Além disso, o banco central americano não descarta uma piora nos preços com a promessa de um governo mais protecionista com a volta de Donald Trump à Casa Branca.
- O que esperar do agronegócio em 2025? Confira as perspectivas e ações do setor para ficar de olho, no Giro do Mercado desta sexta-feira (10):