payroll

Payroll: Estados Unidos criam menos vagas de emprego em outubro e animam mercado

03 nov 2023, 11:23 - atualizado em 03 nov 2023, 11:29
emprego, payroll, estados unidos, eua, outubro
O payroll, relatório de vagas de emprego dos EUA, foi divulgado nesta sexta (3) pelo Departamento do Trabalho do país (Imagem: REUTERS/Brian Snyder/)

Os Estados Unidos criaram 150 mil vagas em outubro, de acordo com o relatório de emprego (payroll) divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Departamento do Trabalho do país.

O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado de criação de 180 mil postos de trabalho. Além disso, os dados do payroll de outubro ficaram muito do ritmo das vagas na leitura do mês anterior.

Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, “o desempenho pior da criação foi motivado pelo setor privado, que viu a expectativa de 158 mil postos de trabalho serem frustradas em exatos 59 mil empregos em termos líquidos”.

Vale lembrar que o Federal Reserve entende que o mercado de trabalho nos Estados Unidos segue apertado e com salários altos, o que atrapalha no combate à inflação. Se os números começarem a cair, o Fed pode rever a sua política monetária para o ano que vem.

A taxa de desemprego nos EUA, por sua vez, subiu ligeiramente para 3,9% em outubro, 0,1% acima dos 3,8% da leitura anterior.

Tanto a taxa de participação da força de trabalho, de 62,7%, como a métrica emprego-população, de 60,2%, variaram pouco ao longo do mês.

Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano subiram 0,2% na comparação mensal, abaixo dos 0,3% esperados. No entanto, avançaram 4,1% em relação ao mesmo mês de 2022.