Paulo Vieira: 5 passos para eliminar distrações no trabalho
Com as distrações do dia a dia, como mensagens no grupo do WhatsApp e notificações do Facebook, torna-se cada vez mais difícil se concentrar nas tarefas. Para Paulo Vieira, master coach, autor do livro “O Poder da Ação” e fundador da Febracis, saber ter foco é o segredo para alcançar realizações rápidas.
Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado
Confira a seguir cinco dicas do coach para acabar de vez com as distrações no trabalho:
1. Saiba o que te distrai
Segundo Vieira, é importantíssimo saber quais são os elementos de distração. Seja Facebook, WhatsApp, televisão ou jogos de internet: definir o que desvia o foco é o primeiro passo para se chegar às realizações e, para isso, a pessoa precisa ter maturidade emocional.
2. Tenha foco estratégico
As pessoas acabam priorizando atividades menos importantes quando estão distraídas. Eliminando as distrações, é possível fazer bom uso do tempo e aumentar a produtividade.
3. Administre seu tempo
De acordo com o coach, deve-se criar uma agenda que não só foque nas tarefas, mas também melhore o estilo de vida da pessoa.
“Uma gigantesca parcela da população mundial concentra e comprime quase todas as áreas de sua vida em apenas um ou dois dias da semana. E tenta compensar desesperadamente no sábado e domingo tudo o que não viveu e usufruiu nos outros cinco dias”, diz Vieira. Programando os afazeres, o foco é mantido e ainda é possível reservar tempo para a família e os amigos.
4. Crie barreiras entre você e suas distrações
Vieira recomenda, se possível, desativar as notificações do celular e retirar as redes sociais da lista de favoritos. Outra saída é usar aplicativos que bloqueiam o acesso às redes sociais por um tempo determinado, como Self-Control, Anti-Social e StayFocusd.
5. Tenha um foco consistente
Ter seus objetivos claros impede que suas metas e objetivos sejam levadas por qualquer tipo de influência. “Como a mente humana pode produzir mudanças comportamentais se não há consistência no alvo?”, indaga Vieira.
Segundo o fundador da Febracis, ter o foco consistente é manter o foco no alvo sem precisar abrir mão dele por alguma distração ou tentação.