Economia

Paulo Guedes defende que arquitetura fiscal do Brasil está robusta

18 ago 2022, 17:10 - atualizado em 18 ago 2022, 17:10
Paulo Guedes
“Quem dá o timing das reformas é a política. Perdemos a janela de oportunidade da reforma tributária, mas não desistimos”, disse em evento do BTG Pactual. (Imagem: Edu Andrade/Ascom/ME)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as contas do governo estão arrumadas. “Está todo mundo arrumado e a arquitetura fiscal está robusta”, disse no evento Macro Day 2022, do BTG Pactual.

Segundo o ministro, quando entrou no governo, já existia um modelo que ele queria seguir de controle das finanças públicas e reduzir os gastos do governo.

“A solução era travar os gastos. Promovemos um fiscal mais apertado, juros mais baixos e desalavancagem dos bancos públicos”, afirma.

Sobre as reformas, Guedes aponta que a Previdência foi a maior reforma feita pelo atual governo e que, se a Covid chegasse com o buraco fiscal da previdência, o Brasil não teria se recuperado.

Ele ainda disse que quer promover a redução do IPI e ICMS. “Quem dá o timing das reformas é a política. Perdemos a janela de oportunidade da reforma tributária, mas não desistimos.”

Ele também destacou que a tributação de dividendos já foi aprovada na Câmara e que o Senado pode votar este ano. E, quando conseguir tributar lucros e dividendos, será possível reduzir o Imposto de Renda.

Além disso, para Guedes, programas de renda básica – como o Auxílio Brasil – não são medidas populistas. “A renda básica já estava nos nossos planos, acontece que a Covid obrigou a acelerar isso”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.