BusinessTimes

Paulo Gala: O Estado já está pensando em 6G na China e na Coreia do Sul

31 jan 2021, 19:02 - atualizado em 29 jan 2021, 20:30
Além do 5G, a Huawei quer ser também a pioneira no 6G e já estipula que em 2030 a tecnologia terá plena aplicação real (Imagem: REUTERS/Aly Song)

Com excelente trabalho e pioneirismo, a Huawei se consolidou como a grande expoente da tecnologia 5G e deu grande vantagem competitiva a China.

Aproveitando da vanguarda do sucesso, a Huawei quer ser também a pioneira no 6G e já estipula que em 2030 a tecnologia terá plena aplicação real.

O 6G permitirá mirar em uma velocidade de conexão de 1 Tb/s, operando no espectro de frequência de 1 THz. Isso tornaria real a possibilidade de cidades, estados e países se tornarem totalmente conectadas a rede de internet.

Uma empresa Estatal Chinesa, a China Mobile, disponibilizou cerca de 10 mil pessoas para o desenvolvimento da tecnologia, com um gasto anual em ciência que passa dos 20 bilhões de yuans.

No entanto, outros países também já estão nas pesquisas para desenvolver o 6G. As sul-coreanas Samsung e LG trabalham juntas do instituto Estatal KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia) para não ficar para trás na corrida.

A equivalente da ANATEL nos EUA, a agência Estatal FCC (Comissão Federal de Comunicações), já abriu as frequências entre 95 GHz e 3 THz para fins experimentais, dando um passo precioso na corrida pelo pioneirismo do 6G.

Mais uma vez, o Estado na frente das inovações e nas pesquisas de longo prazo.

Fontes:

https://www.tecmundo.com.br/internet/142021-5g-coisa-passado-moda-trabalhar-6g.htm

https://canaltech.com.br/telecom/huawei-ja-esta-trabalhando-em-tecnologia-6g-146855/

https://tecnoblog.net/305969/o-que-e-6g/

https://tecnoblog.net/302977/huawei-comeca-pesquisa-redes-6g/

Artigo escrito com Daniel Bispo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar