Opinião

Paulo Gala: A recuperação econômica vai ocorrer no Brasil, mas continuaremos um país pobre

05 jan 2019, 11:43 - atualizado em 05 jan 2019, 11:43

Paulo Gala é economista e diretor geral da Fator Administração de Recursos

A recuperação da economia brasileira vai ocorrer, mais cedo ou mais tarde. Trata-se de absorver a enorme capacidade produtiva que foi criada País afora nos setores de varejo e imobiliário – junto com a reciclagem de dívidas tomadas no longo ciclo de expansão de crédito 2005-2013.

Matrículas abertas para o Curso EAD online de Economia para Investimentos

A depreciação das máquinas, a quitação de dívidas, a desvalorização cambial e a lenta melhora do mercado de trabalho acabarão por recolocar a economia brasileira nos trilhos. Talvez em 2020 consigamos alcançar o nível de PIB de 2014.

Talvez em 2021 o desemprego se aproxime de níveis mais baixos, próximos a 7%. Mas essa recuperação não traz obviamente desenvolvimento econômico e enriquecimento. Trata-se no jargão dos economistas de uma recuperação cíclica de conjuntura e não de uma mudança estrutural que leva ao enriquecimento.

Para o Brasil enriquecer de fato precisaria haver uma transformação de nossa estrutura produtiva no sentido de sofisticação: industrias high tech e serviços empresariais sofisticados; uma tarefa extremamente difícil para um País com mais de 200 milhões de habitantes e que está perdendo a corrida tecnológica mundial. Basta ver o que está ocorrendo na Ásia dos últimos 20 anos.

A América Latina e o Brasil regridem e a Ásia do Leste avança!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar