Mercados

Hoje a China é importante? Sim, mas não o PIB

17 abr 2019, 6:54 - atualizado em 25 jun 2019, 11:43

A mídia está ficando muito animada com o fato de que os dados do PIB chinês estavam um pouco mais fortes do que o esperado. Esses dados são apresentados com toda a qualidade e precisão que esperamos da China. O PIB da China não é necessariamente muito importante para a economia global – é a integração, não o tamanho de uma economia que lhe dá importância global.

A produção industrial chinesa e os gastos com investimentos podem ser sinais mais importantes. A China tornou-se um fabricante global significativamente maior – mas raramente produz um produto do início ao fim. A China é um elo na cadeia, portanto a produção chinesa mais forte sinaliza uma produção mais forte para outros países ao longo da cadeia de fornecimento.

Os dados do comércio dos EUA de fevereiro são divulgados hoje. Isso dá uma visão abrangente de como a tributação do presidente norte-americano Donald Trump em relação aos consumidores e empresas dos EUA afetou o comércio. O processo começou no início de 2018 com máquinas de lavar roupa e impostos de painéis solares.

A inflação dos preços ao consumidor na Zona do Euro provavelmente não será animadora. O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Draghi, parece decidido a elevar a meta de inflação de qualquer maneira (na verdade).

Os dados de preços do Reino Unido podem ser mais interessantes. Os preços ao produtor indicam o poder de precificação das empresas, com os fortes dados do mercado de trabalho de ontem indicando as pressões de custo.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.