Estaremos aqui por toda semana pessoal
As ameaças do final de semana de elevar os impostos nos EUA parecem ser o foco durante toda a semana. Espera-se que a China se envolva em negociações na quinta e sexta-feira. Isso mantém as esperanças de um acordo, o que é uma boa notícia para os norte-americanos que não gostam de pagar impostos. É uma má notícia para os investidores que agora têm uma semana de incerteza, monitorando o feed de Trump no Twitter em busca de pistas.
Uma maior carga tributária nos EUA prejudicaria a economia dos EUA. Os preços futuros de soja e milho caíram nos temores do comércio. A maior incerteza sobre o comércio atrasaria ainda mais o Investimento, prejudicando o comércio global e a manufatura. Os mercados têm que julgar se o presidente dos EUA deseja arriscar isso antes das eleições de 2020.
Os dados econômicos são menos importantes, porque os sinais claros de estabilização econômica são irrelevantes se as tensões comerciais aumentarem. Os pedidos à indústria na Alemanha teriam de outro modo importado (grande parte da desaceleração recente da economia nos países desenvolvidos foi devida à Alemanha).
O RBA (Reserve Bank of Australia) deixou a taxa de juro básico inalterada. Os mercados estavam divididos sobre se deveriam ou não flexibilizar a política monetária. O interminável e tedioso divórcio da União Européia entra em “ação” hoje, enquanto o governo e a oposição retomam as negociações depois que ambas as partes sofreram perdas nas eleições locais.
Editado e traduzido por Valter Outeiro da Silveira