Confirmando os riscos do viés de confirmação
O viés de confirmação ocorre quando as pessoas ouvem apenas o que querem elas ouvir. O comunicado de ontem do Federal Reserve e um ajuste técnico nas taxas foram exemplos. Os investidores queriam acreditar que as taxas de juros cairiam e, portanto, eles leram a declaração como um sinal de juro mais baixo. Então, o advogado que preside o FOMC deixou claro que não havia chance de um corte de taxa, e era tolice pensar assim.
Os EUA são uma economia com forte mercado de trabalho, aumento dos salários, tendência de crescimento e inflação normal em quase todas as medidas. A reação do mercado aos comentários de Powell não é porque a posição do Fed mudou. A reação é porque os investidores não ouviram os economistas, e erraram suas expectativas em relação ao Fed.
O BoE (Bank of England) decide a taxa de juro básico hoje. O banco defendeu recentemente a precisão de suas projeções pós-Brexit. A incerteza do Brexit ainda serve para restringir um desejo natural de tornar a política mais restritiva.
Os dados do custo unitário do trabalho dos EUA são esperados – representando uma medida sobre o estado das pressões inflacionárias. As encomendas de bens duráveis dos EUA oferecem insight sobre os gastos com investimento. A incerteza sobre os impostos comerciais dos EUA enfraqueceu os gastos com investimentos globais, enfraquecendo a manufatura e o comércio. As vendas de varejo na Alemanha e algumas pesquisas de opinião de opinião de negócios europeias são esperadas.