Mercados

Confiabilidade

24 abr 2019, 7:43 - atualizado em 25 jun 2019, 11:42

A Europa divulga dados sobre confiança local. A diferença entre confiança e realidade é um pouco ampla na Europa – os dois não podem ser confundidos. As pessoas não saem por aí falando com confiança jorrando em um cartão de felicitações. As empresas não fazem necessariamente o que dizem que estão fazendo.

A confiança francesa está sujeita a risco político na sequência dos recentes protestos. As pessoas podem expressar indicadores de confiança se alinhem com sua percepção política, e não econômica. A confiança do empresariado via Ifo também é esperada. As companhias alemãs foram afetadas negativamente pela desaceleração do gasto de capital global.

Os dados de empréstimos do setor público do Reino Unido não são especialmente interessantes por si próprios. No entanto, a tendência das finanças do governo com desempenho melhor que o esperado é sugestiva. As pessoas raramente pagam mais impostos do que precisam. Talvez os dados sinalizem uma economia mais forte do que a relatada.

Os EUA e a China retomam as negociações na semana que vem para tentar reduzir os impostos sobre o comércio. Os mercados acionários se fortaleceram, os impostos sobre o comércio são um imposto sobre ações. A valorização nos mercados acionários tem menos impacto econômico do que antes. A maioria dos norte-americanos possui pouca ou nenhuma ação. Empresas estabelecidas não levantam dinheiro em mercados de ações para financiar investimentos.

Leia mais sobre: