Opinião

Veja um passo a passo para você melhorar sua relação com a Bolsa

10 abr 2020, 17:12 - atualizado em 10 abr 2020, 18:01
Bolsa não é pra te dar dinheiro em pouco tempo; se usada com esse intuito, ela fica super traiçoeira (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Neste texto vou falar – de forma bem didática, ao estilo “livro de receitas” – como acho que as pessoas físicas devem usar a Bolsa. Vamos por bullets:

– Usar a Bolsa direito é muito simples. Ou seja, qualquer pessoa querendo falar mais do que 5 minutos sobre como amadores devem investir na Bolsa está te enrolando. Assim, não faz sentido existir canais de YouTube sobre isso.

– Melhorar sua vida hoje vai vir do seu trabalho. Não faz sentido achar que vai vir da Bolsa. Acho que essa é a lição número um.

– A Bolsa é para jovens começarem a investir para a aposentadoria. Para isso ela é maravilhosa. Em um horizonte de 30 ou 40 anos, é muito provável que ela te dê um retorno muito bom – uns 6%, 7% ao ano.

– Como você tem que investir? Muito simples – já falo. Mas, antes de entrar na Bolsa, você precisa ter sua reserva de curto prazo feita. Pelo menos seis meses de salário guardados. Isso deve estar investido em título público, como o Tesouro pós-fixado por exemplo.

– Com a poupança de curto prazo feita, aí sim você começa a fazer a poupança da aposentadoria. É só aqui que entra a Bolsa. Todos os meses, você vai investir uma parte em títulos públicos que te protegem da inflação (Tesouro IPCA) e outra parte na Bolsa.

– Quanto mais jovem você for, maior a parte da Bolsa. Se você tiver 20 anos, pode ser até uns 90%. Vai caindo então 2% por ano. Por exemplo, com 50 anos, coloque 30% na Bolsa e 70% em Tesouro IPCA.

Ibovespa Mercados
Todos os meses, você vai investir uma parte em títulos públicos que te protegem da inflação (Tesouro IPCA) e outra parte na Bolsa (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

– O que eu compro na Bolsa? Simplíssimo. Compre o índice. É muito fácil fazer isso comprando ETFs. O BOVA11 ou o PIBB11, por exemplo. Não perca tempo escolhendo empresas. Compre o índice e acabou.

– Não olhe para como a Bolsa está indo. Está caindo, está subindo? Irrelevante. Sobrou dinheiro para poupar para a aposentadoria? Vai lá e compra o índice na proporção de acordo com a sua idade. Não tem o que pensar. Não tem o que aprender com YouTubers. Não tem o que estudar.

– Ou seja, não gaste tempo acompanhado o mercado. Acompanhe o mercado só para ficar atualizado, por diversão. Gaste tempo trabalhando e estudando coisas para o seu trabalho. Investir na Bolsa do jeito certo não demanda nenhum conhecimento nem esforço.

– Resumindo: primeiro faça sua poupança de curto prazo usando apenas títulos públicos pós-fixados (pelo menos 6 meses de salários). Depois disso, vá comprando o índice e Tesouro IPCA sempre que sobrar um dinheiro. E fim.

– Qualquer outra coisa que você fizer na Bolsa muito provavelmente vai ter dar prejuízo. Há ampla literatura sobre isso, coisa que eu estudo bastante. De repente, se você se diverte muito operando, separe um dinheiro só pra isso. Mas encare como gasto para diversão.

– Não há mais o que falar. Não tem como existir um canal de YouTube ensinando as pessoas a operar na Bolsa sem falar bobagem. Entendam isso. Vou repetir: Bolsa não é pra te dar dinheiro em pouco tempo. Se usada com esse intuito ela é super traiçoeira. Cuidado!

Espero que este cookbook te ajude!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
blog.do.pq@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar