Política

Partido vencedor da eleição na Finlândia quer governar com legenda anti-imigração

27 abr 2023, 12:30 - atualizado em 27 abr 2023, 12:30
Finlândia
“Realmente temos grandes desafios pela frente, temos que tomar decisões difíceis, temos que economizar, temos que fazer reformas, mas acho que elas podem ser feitas e com essa combinação acho que podemos”, disse Orpo (Imagem: Lehtikuva/Heikki Saukkomaa via REUTERS)

O partido conservador Coalizão Nacional da Finlândia, vencedor da eleição parlamentar deste ano, disse nesta quinta-feira que espera formar um governo majoritário junto com o anti-imigração Partido dos Finlandeses e dois grupos menores.

Os quatro partidos negociarão sob o comando do líder do Partido da Coalizão Nacional (NCP), Petteri Orpo, um conservador que deve substituir a líder de esquerda Sanna Marin como próximo primeiro-ministro da Finlândia.

“Realmente temos grandes desafios pela frente, temos que tomar decisões difíceis, temos que economizar, temos que fazer reformas, mas acho que elas podem ser feitas e com essa combinação acho que podemos”, disse Orpo em entrevista coletiva.

O NCP conquistou 48 assentos na eleição de 2 de abril, à frente do Partido dos Finlandeses com 46, enquanto os sociais-democratas de Marin ficaram em terceiro lugar com 43 membros eleitos no Parlamento de 200 assentos.

Além do NCP e do Partido dos Finlandeses, Orpo também pretende incluir o Partido Popular Sueco da Finlândia, que detém nove assentos, e os democratas-cristãos com cinco, elevando o total de apoio potencial para 108.

Mas antes que ele possa assumir o cargo, Orpo precisa encontrar um terreno comum com o nacionalista e eurocético Partido dos Finlandeses, e seu líder Riikka Purra, principalmente na questão contenciosa da imigração e dos requerentes de asilo.

Se as negociações fracassarem, Orpo ainda poderia tentar negociar com outros partidos.