Partido Social-Democrata expressa esperança com conversas para formar coalizão de governo na Alemanha
O Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) iniciou suas primeiras conversas com dois partidos menores nesta quinta-feira (07), confiante de que conseguirão se aproximar mais de liderar um novo governo na esteira de uma eleição nacional inconclusiva.
Na quarta-feira, os Verdes e o Partido Liberal Democrático (FDP) concordaram em participar de conversas com o SPD, de centro-esquerda, que derrotou por pouco os conservadores, atualmente no governo, na votação de 26 de setembro, mas sem obter uma maioria clara.
Ao contrário de outros países em que o presidente ou monarca convida partidos a conversarem para formar um governo, na Alemanha cabe às próprias siglas buscarem seus parceiros para governar.
O colíder do SPD Norbert Walter-Borjans disse que as três siglas tratarão logo de sanar suas diferenças, “uma por uma”, visando formar uma chamada coalizão “semáforo”, em referência às suas respectivas cores.
“Não queremos falar uns dos outros. Queremos falar uns com os outros”, disse Walter-Borjans ao chegar para as negociações. “Tenho a intuição de que temos convicções comuns, que queremos levar o país adiante.”
O que está em jogo é o futuro político da Alemanha após 16 anos com Merkel no comando, preparar a maior economia da Europa para a era digital e o tamanho da disposição do país para interagir com aliados em questões globais. Merkel não disputou a eleição e deixará o cargo quando um novo governo for formado.
Tanto os Verdes quanto o FDP mantêm na reserva a opção de negociar com os conservadores, mas na quarta-feira disseram que não haverá conversas paralelas por ora.