Partido governista da Suécia decidirá sobre adesão à Otan em 15 de maio
O governista Partido Social-Democrata da Suécia decidirá em 15 de maio se vai reverter décadas de oposição à adesão do país à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse o partido nesta segunda-feira, uma medida que quase certamente levará a Suécia a solicitar candidatura para participar da aliança de 30 países.
A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou uma reconsideração urgente na política de segurança de Suécia e Finlândia. O presidente finlandês, Sauli Niinisto, deve anunciar nesta semana seu apoio a um pedido de adesão.
O anúncio de Niinisto, em 12 de maio, desencadearia o que provavelmente seriam duas semanas agitadas durante as quais o mapa da arquitetura de segurança do norte da Europa poderia ser redesenhado.
“Qual será a decisão ainda não foi definida hoje”, disse o secretário do Partido Social-Democrata sueco, Tobias Baudin, à rádio sueca SR. “Nossa mensagem é que em 15 de maio haverá uma decisão para a liderança do partido sobre uma posição.”
Os social-democratas –maior partido da Suécia nos últimos 100 anos– estão realizando três reuniões esta semana para avaliar a opinião dos membros sobre a adesão à Otan antes da decisão final da liderança no fim de semana.
Enquanto isso, o Parlamento está realizando uma revisão paralela da política de segurança por todos os partidos, a ser divulgada em 13 de maio.
“Quero colocar isso na mesa antes de tomar uma decisão”, disse a primeira-ministra Magdalena Andersson em um debate sobre a Otan na TV sueca no domingo.
Um pedido formal de adesão à Otan pode ser feito na cúpula da aliança em junho em Madri e provavelmente será acelerado, embora a obtenção das assinaturas de todos os 30 membros da aliança possa levar até um ano.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!