BusinessTimes

Partido governista apoia adesão da Suécia à Otan e abre caminho para solicitação formal

15 maio 2022, 13:55 - atualizado em 15 maio 2022, 13:55
A guerra na Ucrânia, que Moscou chama de operação militar especial, mas que já matou milhares e tirou milhões de suas casas (Imagem: TT News Agency/Claudio Breskiani via REUTERS)

Os social-democratas da Suécia, atualmente no poder, disseram neste domingo que apoiam a adesão do país à Otan, abandonando décadas de oposição à medida após a invasão da Ucrânia pela Rússia e criando uma grande maioria parlamentar a favor da entrada no bloco militar.

Com a vizinha Finlândia já pronta para oficializar seu pedido, a primeira-ministra Magdalena Andersson agora quase certamente lançará um pedido formal dentro de dias.

“O conselho do partido decidiu em sua reunião de 15 de maio de 2022 que o partido trabalhará para que a Suécia solicite entrada na Otan”, disseram os social-democratas em comunicado.

A adesão à Otan era uma perspectiva distante apenas alguns meses atrás, mas o ataque da Rússia à Ucrânia levou Suécia e Finlândia a repensarem suas necessidades de segurança e buscar apoio em uma aliança da qual se mantiveram distantes durante a Guerra Fria.

A guerra na Ucrânia, que Moscou chama de operação militar especial, mas que já matou milhares e tirou milhões de suas casas, destruiu políticas de segurança de longa data e alimentou uma onda de apoio público à adesão à Otan em ambos os países.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar