Participação de Haddad na COP 27 faz aumentar rumores de ex-prefeito no Ministério da Fazenda
Crescem os rumores de que Fernando Haddad será o nome escolhido por Lula para ocupar o Ministério da Fazenda. O ex-prefeito de São Paulo esteve no Egito junto ao presidente eleito para participar da COP 27, e sua ligação com Lula durante os dias em que estiveram na conferência fizeram aumentar essa percepção de que ele será o escolhido até mesmo em pessoas que estiveram junto na comitiva brasileira.
“Não foi por acaso a insistência de Lula para que Haddad fosse nessa viagem”, disse uma dessas fontes, próxima de Lula e do ex-prefeito, ouvidas pela Reuters. “O caminho que está se desenhando é esse”, finalizou.
Haddad foi o nome escolhido por Lula para ocupar seu lugar como candidato à presidência da República em 2018 depois que o ex-presidente foi preso pelos investigadores da Operação Lava Jato.
As recentes declarações do presidente eleito, de priorizar um nome político e não técnico para o cargo, assim como sua vontade de priorizar o lado social à responsabilidade fiscal, também levam ao nome de Haddad.
Pessoas próximas ao presidente eleito acreditam que a preferência pelo ex-ministro da educação vem do fato dele ter costurado ligações importantes para as eleições de 2022.
“Não é o que Lula vê. O que ele vê é um cara que conseguiu negociar uma aliança com Geraldo Alckmin e trouxe para o apoio a sua candidatura diversos nomes que estavam afastados, como Marina Silva”, diz uma das fontes ouvidas pela Reuters.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!