ImóvelTimes

Participação de compradores no mercado imobiliário é a maior desde 2014

14 maio 2019, 16:31 - atualizado em 14 maio 2019, 16:31
O número de compradores – aqueles que declararam ter adquirido um imóvel nos últimos 12 meses – subiu de 10% para 14% no primeiro trimestre de 2019, segundo a Raio-X FipeZap

O número de compradores – aqueles que declararam ter adquirido um imóvel nos últimos 12 meses – subiu de 10% para 14% no primeiro trimestre de 2019. Isso, segundo a Raio-X FipeZap, é a maior participação desse grupo desde 2014. Desses 14%, 66% comprou imóveis usados, o maior percentual da série histórica da pesquisa.

Quanto à participação dos investidores, a atuação do grupo aumentou em 5 pontos percentuais, chegando em 38%. Os objetivos foram divididos entre renda com aluguel, com 54%, e revenda, com 46%.

Exclusivo: O segredo para ganhar com Petrobras em qualquer cenário

Quer concorrer a R$ 300? Responda esta pesquisa sobre investimentos em 2 minutos

A quantidade de transações com descontos permaneceu estável no período, tendo atingido nos primeiros três meses do ano 70%. Considerando apenas as transações que apresentaram algum desconto negociado, o percentual médio negociado pelos compradores apresentou estabilidade no início deste ano, encerrando em mais ou menos 12%.

Sobre os preços atuais, 56% dos respondentes afirmaram que os valores estão altos ou muito altos, queda de 17 pontos percentuais nos últimos três anos. Por outro lado, 28% disseram que estão em nível razoável, enquanto 14% acham que os preços estão baixos ou muito baixos.

Para os próximos 12 meses, 28% projetam que os preços devem sofrer elevação nominal. 43% acreditam na estabilidade e 14% veem queda em valores no curto prazo. O percentual de pessoas que não souberam opinar, por sua vez, foi de 15%. A expectativa média de variação ficou praticamente estável, subindo apenas 1% entre o quarto trimestre de 2018 e o primeiro trimestre de 2019.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar