Participação da moeda chinesa em pagamentos globais cresce em março
O iuane chinês registrou uma cota de 1,89% em pagamentos globais em março, valor acima dos 1,85% do mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (26) pela Agência Internacional de Transações Financeiras SWIFT.
Em seu relatório mensal, a agência disse que o iuane manteve sua posição como a quinta moeda mais ativa para pagamentos nacionais e internacionais por valor.
O relatório da SWIFT mostrou ainda que o valor dos pagamentos em iuane aumentou 17,04% em março, em termos mensais, mais rápido que o crescimento médio de 14,45% das outras moedas.
Hong Kong continuou sendo a maior economia offshore em termos de uso do iuane, com um peso de 74,61% do total, seguida pelo Reino Unido, com 5,98%, e Cingapura, com 4,84%.
O status crescente do iuane nos pagamentos internacionais ocorreu em meio aos esforços contínuos da China para se abrir e se integrar ainda mais à economia mundial.
Uma série de medidas foram tomadas para facilitar a internacionalização do iuane, incluindo a promoção de acordos de swap cambial com outros bancos centrais, garantia de acesso mais fácil para os investidores internacionais aos mercados de valores e bônus da China e apoio financeiro para as áreas onde a infraestrutura estava atrasada.