Parlamento britânico pressiona governo para reprimir crescimento da indústria cripto
Conforme noticiado pelo Decrypt, membros do Parlamento britânico estão pressionando o governo do Reino Unido para adotar uma abordagem mais rígida quanto ao crescimento da indústria cripto.
Quanto ao assunto, o parlamentar Richard Holden disse:
Parece o Oeste Selvagem, essa “área cinza” entre investimentos financeiros altamente alavancados por um lado, e, por outro, estes produtos que podem ser considerados jogos de azar. É preciso haver uma diferenciação clara, para protegermos as pessoas.
Segundo o Decrypt, um dos produtos que mais foram alvo de comentários foram os fan tokens, que são tokens ligados a um time de futebol.
Alguns dos grandes times brasileiros e britânicos já contam com seus fan tokens, como o Flamengo, São Paulo, Manchester City, Arsenal, entre outros.
Os fan tokens já receberam mais de US$ 350 milhões, mas esse ainda é um tópico polêmico, especialmente entre torcedores que não participam desse movimento.
A tensa relação entre o Reino Unido e a indústria cripto
No último ano, o Reino Unido lidou com a indústria cripto com ceticismo. Em janeiro de 2021, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) publicou cinco preocupações ligadas à indústria cripto, incluindo anúncios enganosos e falta de proteção ao consumidor.
De acordo com o Decrypt, a Binance também foi alvo da reguladora, que disse que a corretora cripto não poderia ser regulamentada, após não ter fornecido informações básicas à FCA.
Embora a Binance tenha afirmado que está tentando consertar seu status com a reguladora britânica, ainda não há evidências de que as tentativas tenham funcionado.
E quanto aos times de futebol?
Além de algumas empresas, o Arsenal Futebol Clube também foi alvo da repreensão de autoridades britânicas. Em dezembro do ano passado, a Autoridade de Padrões de Anúncios Publicitários (ASA) baniu os anúncios publicitários do time, alegando que estes “trivializam o investimento em criptoativos e tiram vantagem da inexperiência dos consumidores.”
Apesar disso, ainda não está claro se outros times europeus que também têm fan tokens, como Paris Saint Germain e Barcelona FC, enfrentarão repreensões semelhantes.