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Parlamento britânico pressiona governo para reprimir crescimento da indústria cripto

04 jan 2022, 13:02 - atualizado em 04 jan 2022, 13:02
Parlamento britânico Big Ben
Um dos produtos que mais foram alvo de comentários foram os fan tokens, que são tokens ligados a um time de futebol (Imagem: Unsplash/Marcin Nowak)

Conforme noticiado pelo Decrypt, membros do Parlamento britânico estão pressionando o governo do Reino Unido para adotar uma abordagem mais rígida quanto ao crescimento da indústria cripto.

Quanto ao assunto, o parlamentar Richard Holden disse:

Parece o Oeste Selvagem, essa “área cinza” entre investimentos financeiros altamente alavancados por um lado, e, por outro, estes produtos que podem ser considerados jogos de azar. É preciso haver uma diferenciação clara, para protegermos as pessoas.

Segundo o Decrypt, um dos produtos que mais foram alvo de comentários foram os fan tokens, que são tokens ligados a um time de futebol.

Alguns dos grandes times brasileiros e britânicos já contam com seus fan tokens, como o Flamengo, São Paulo, Manchester City, Arsenal, entre outros.

Os fan tokens já receberam mais de US$ 350 milhões, mas esse ainda é um tópico polêmico, especialmente entre torcedores que não participam desse movimento.

A tensa relação entre o Reino Unido e a indústria cripto

No último ano, o Reino Unido lidou com a indústria cripto com ceticismo. Em janeiro de 2021, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) publicou cinco preocupações ligadas à indústria cripto, incluindo anúncios enganosos e falta de proteção ao consumidor.

De acordo com o Decrypt, a Binance também foi alvo da reguladora, que disse que a corretora cripto não poderia ser regulamentada, após não ter fornecido informações básicas à FCA.

Embora a Binance tenha afirmado que está tentando consertar seu status com a reguladora britânica, ainda não há evidências de que as tentativas tenham funcionado.

E quanto aos times de futebol?

Além de algumas empresas, o Arsenal Futebol Clube também foi alvo da repreensão de autoridades britânicas. Em dezembro do ano passado, a Autoridade de Padrões de Anúncios Publicitários (ASA) baniu os anúncios publicitários do time, alegando que estes “trivializam o investimento em criptoativos e tiram vantagem da inexperiência dos consumidores.”

Apesar disso, ainda não está claro se outros times europeus que também têm fan tokens, como Paris Saint Germain e Barcelona FC, enfrentarão repreensões semelhantes.

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