Política

Parlamentares dos EUA e do Brasil buscam cooperar em investigação de ataques em Brasília

11 jan 2023, 19:18 - atualizado em 11 jan 2023, 19:18
Brasilia
Estou extremamente orgulhoso do trabalho e do relatório final do Comitê Seleto do 6 de Janeiro (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Assessores de parlamentares norte-americanos do Comitê do 6 de Janeiro estão envolvidos em negociações iniciais para cooperar com parlamentares brasileiros que buscam investigar a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília por manifestantes bolsonaristas pedindo um golpe para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto.

O deputado dos EUA Bennie Thompson, presidente do comitê recentemente dissolvido que investigou o ataque de janeiro de 2021 ao Capitólio norte-americano, é um dos parlamentares cujos assessores estão envolvidos nas negociações, segundo uma das fontes, que pediu anonimato porque as discussões ainda são preliminares.

“Estou extremamente orgulhoso do trabalho e do relatório final do Comitê Seleto do 6 de Janeiro. Se servir de modelo para investigações similares, ajudarei no que for possível”, disse Thompson em comunicado por escrito.