Internacional

Parlamentares da União Europeia em liberam aumento em importações de carne bovina dos EUA

28 nov 2019, 8:47 - atualizado em 28 nov 2019, 8:47
Europa União Europeia Bandeiras
O parlamento europeu votou por 457 a 140, com 71 abstenções, a favor de um plano para permitir aos produtores dos EUA uma parcela maior de uma cota de 45.000 toneladas (Imagem: Reuters/Yves Herman)

Parlamentares da União Europeia aprovaram um aumento nas importações de carne bovina dos Estados Unidos para o bloco nesta quinta-feira, mas criticaram o governo norte-americano por impor tarifas sobre importações de metais, além das ameaças a carros e peças de automóveis da UE.

Os membros do Parlamento Europeu votaram por 457 a 140, com 71 abstenções, a favor de um plano para permitir aos produtores dos EUA uma parcela maior de uma cota de 45.000 toneladas existente a partir de 2020.

A votação veio com uma resolução pedindo a remoção das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre aço e alumínio da UE e a retirada de sua ameaça de aumentar as tarifas de carros e peças de automóveis da UE.

Os parlamentares também pediram a Washington que trabalhasse com Bruxelas para encontrar uma solução para uma disputa sobre subsídios aos fabricantes de aviões, o que levou a casos da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Airbus e a Boeing.

A OMC concedeu em outubro aos EUA, no caso da Airbus, o direito de impor tarifas sobre 7,5 bilhões de dólares em importações da UE. O governo norte-americano optou por aplicá-las ao vinho francês, uísques escoceses e irlandeses, azeitonas e queijo de todo o continente.

A UE espera que a OMC conceda ao bloco o direito de retaliar no caso de subsídios da Boeing no início do próximo ano.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.