Parcerias da Visa com empresas cripto crescem 43% em apenas quatro meses
O número de parcerias da Visa com empresas cripto cresceu 43% nos últimos quatro meses.
Agora, a Visa possui 50 parcerias ativas — em comparação a 35 há quatro meses —, de acordo com Cuy Sheffield, líder de cripto na empresa, em entrevista ao The Block. Isso significa que 50 empresas cripto lançaram ou irão lançar cartões de crédito e débito com a gigante empresa de pagamentos.
Algumas parcerias de destaque incluem Coinbase (COIN), Binance, Crypto.com e outros.
Essas empresas oferecem cartões de débito ligados à Visa, que ajudam seus clientes a gastarem criptomoedas na rede global da Visa em 70 milhões.
BlockFi, por outro lado, oferece um cartão de crédito para que clientes gastem em moedas fiduciárias e obtenham recompensas em cripto.
A marca de um bilhão de dólares
Visa disse que mais de US$ 1 bilhão foi gasto por meio de seus cartões de crédito ligados a cripto nos primeiro seis meses deste ano.
“Vimos muito entusiasmo desde que começamos esta jornada”, disse Sheffield.
“Conforme pensamos no futuro, criptomoedas e stablecoins estão prestes a se tornarem uma parte importante da ampla transformação digital de serviços financeiros e estamos empolgados em ajudar a modelar e apoiar o desenvolvimento.”
A corretora FTX é a mais nova empresa a firmar parceria com a Visa. FTX entrou para o Fintech Fast Track Program, programa de aceleração que ajuda empresas a lançarem programas de cartão, dentre outros serviços. Ainda não se sabe se a FTX irá lançar um cartão Visa.
Atualmente, a FTX.US, entidade americana da FTX, oferece um cartão de débito Visa, operado pela Swipe — fornecedora de cartões cripto adquirida pela Binance.
Em relação à Visa, a empresa parece estar aumentando seu foco no setor cripto. Recentemente, contratou cinco novos funcionários à sua equipe cripto.
A empresa pretende incorporar ainda mais pessoas à sua equipe cripto entre gestão de produtos, desenvolvimento comercial e cargos de engenharia de software.
Além dos programas de cartões cripto, Visa também começou a realizar liquidações com stablecoins. Recentemente, a empresa se tornou a primeira grande rede de pagamentos a usar a stablecoin U.S. Dollar Coin (USDC) para executar uma transação.
Visa testou a liquidação via USDC com a corretora Crypto.com, ou seja, a corretora não teve de vender cripto para cobrir suas obrigações à Visa em dinheiro em espécie e pagar diretamente em USDC. A empresa planeja oferecer recursos de liquidação com USDC para outros parceiros ainda este ano.
Pensando no futuro, Visa também planeja fornecer suporte a pagamentos com moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs). De acordo com Sheffield:
Acreditamos que, para que uma CBDC tenha sucesso, é importante que essa CBDC possa ser aceita em qualquer comércio que já aceite a bandeira Visa atualmente, em vez de os comerciantes terem de atualizar seus terminais só para conseguirem acessar e permitir que um cliente gaste seu saldo em CBDC.