AgroTimes

Paraguai anuncia medidas de socorro à agricultura diante de perdas por seca

05 jan 2022, 14:51 - atualizado em 05 jan 2022, 14:51
O presidente do Paraguai, Mario Abdo, disse que as novas medidas buscam proporcionar “alívio e previsibilidade” ao setor (Imagem: REUTERS/Jorge Adorno)

O Paraguai anunciou nesta quarta-feira novas medidas para apoiar o setor agrícola, incluindo linhas de crédito para refinanciar dívidas e cortes de impostos, em meio a uma forte seca que tem afetado a produção do quarto maior exportador de soja do mundo.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, disse que as novas medidas buscam proporcionar “alívio e previsibilidade” ao setor, à medida que a economia do país se recupera da pandemia de Covid-19.

O programa, que visa apoiar 21 mil pequenos agricultores, inclui um corte no imposto de renda corporativo no primeiro trimestre e linhas de crédito de refinanciamento de dívidas através do estatal Banco Nacional de Fomento e outras agências estaduais.

O país esperava colher uma safra de cerca de 10 milhões de toneladas de soja em 2021/22, mas alguns produtores alertaram esta semana –menos de um mês antes do início da colheita– que o número provavelmente cairia devido à falta de chuva.

O Paraguai, que também é um dos dez maiores exportadores de carne bovina do mundo, espera que seu produto interno bruto cresça 3,7% neste ano, após um aumento de 5% registrado em 2021.

Grande parte do crescimento econômico do país é sustentado pelo setor agrícola e pela geração de energia hidrelétrica, que também foi afetada pela seca.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar