Para economizar, Globo muda tudo e acaba com exclusividade com atores
A Globo irá encerrar os contratos de exclusividade que possui com os atores, segundo Cristina Padiglione, em sua coluna para o jornal Folha de São Paulo nesta quinta (9).
De acordo com as informações divulgadas na coluna, o diretor de entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, realizou uma reunião com os atores que possuem contrato exclusivo e de longo prazo com a emissora.
Com a novidade, assim que os contratos que ainda estão em vigência acabarem, as contratações terão mais de uma possibilidade, podendo ser de longo prazo ou apenas pontual, para um projeto em específico.
Do ponto de vista econômico, a decisão beneficia a emissora, que não precisará manter a remuneração mesmo em períodos em que atores não estiverem ativamente em alguma produção.
Globo abre portas para a flexibilidade
Atores globais foram vistos migrando para outras plataformas de streaming nos últimos anos, como é o caso de Bruna Marquezine, Camila Queiroz, Marcos Pigossi, entre outros.
Ver essa foto no Instagram
A flexibilidade abre portas para que a exploração de outros projetos seja feita pelos atores.
Com isso, em um curto a médio período, nomes renomados da emissora como Glória Pires, Tony Ramos, Andréa Beltrão, Mateus Solano, Regina Casé, Adriana Esteves, Marco Ricca, Vladimir Brichta e Mariana Ximenes poderão aceitar outras possibilidades.
Procurada pela colunista, em nota enviada pela assessoria, a Globo esclareceu que os atores poderão, sim, ter contratos longos, a depender do tipo de projeto e que a decisão é positiva para todas as partes.
Confira a nota na íntegra:
“Não é verdade que a Globo tenha feito uma reunião para falar de contratos com o elenco, mas esse foi, sim, um dos assuntos abordados. Com clareza e transparência, como é a tônica da relação que tem com seus funcionários. Também não é verdade que a Globo deixará de ter contratos por prazo longo. Como você sabe, a Globo tem ajustado seus modelos de contrato às dinâmicas do mercado, com a possibilidade de fazer contratos por obra ou por período (prazo longo), de acordo com o planejamento de projetos.
Entendemos que isso é bom para a Globo, para o mercado e também para os profissionais, pois é uma dinâmica que permite mais liberdade e flexibilidade a todos. E flexibilidade significa oportunidade de experimentar, de testar, de inovar e de desenvolver, novos formatos, novas linguagens, novas narrativas, novas soluções. Acreditamos que isso enriquece a nossa relação com os talentos e fomenta ainda mais o mercado audiovisual brasileiro.”
Receba as principais notícias de Marketing
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.