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Para CEO do LinkedIn, estas são as duas coisas que as empresas devem avaliar regularmente

04 maio 2022, 14:50 - atualizado em 04 maio 2022, 14:50
LinkedIn
O LinkedIn passou por uma reestruturação na cultura e valores; veja o que o CEO disse sobre isso (Imagem: Greg Bulla/Unsplash)

Recentemente o LinkedIn passou por uma revisão na sua cultura e valores, segundo o CEO da empresa, Ryan Roslansky, em uma coluna para o Business Insider.

“Acabamos de passar por esse processo no LinkedIn e, depois de compartilhá-lo com nossa empresa na semana passada e ser incentivado pelos funcionários a contar a história de forma mais ampla, queria compartilhar nossa jornada”, conta ele.

Roslansky relata que codificaram a cultura e valores pela primeira vez há 13 anos e considera eles a maior vantagem competitiva da companhia.

“Cultura e valores são a base para construir uma empresa duradoura e bem-sucedida. Eles nos ajudaram a atrair milhares de novos funcionários, re-atrair centenas de funcionários boomerang e são o que levou à nossa abordagem ao trabalho híbrido. A empresa também nunca teve um desempenho melhor”.

Visão, cultura e valores e o conselho do CEO

“A visão (seu “porquê”) é algo que raramente, ou nunca, deve mudar, mas a cultura e valores (seu “como”) precisam ser constantemente avaliados”, aconselha o CEO.

Ele acrescenta: “nossa visão, ‘criar oportunidades econômicas para todos os membros da força de trabalho global’, nunca foi tão crítica ou importante, mas é irresponsável não revisitar o como”.

Os três princípios para todas as empresas

Roslansky explica que para começar esse processo de mudança é importante estabelecer três princípios pautados, principalmente, na pergunta: em que condições uma empresa deve revisitar sua cultura e valores?

  • Primeiro princípio: nossa cultura e valores ainda são aplicáveis ​​no ambiente atual?

Se algo mudou no mundo que os torna desatualizados ou inúteis, você precisa revisitá-los.

Após o feedback: acontece que em alguns casos eles são mais aplicáveis ​​do que nunca.

  • Segundo princípio: eles nos ajudam a alcançar nossa visão? Eles nos ajudam a alcançar o “porquê”?

Se isso não está acontecendo mais, é hora de revisitar.

Após o feedbacks: eles nos ajudam a alcançar nossa Visão? Sim, e novamente, em muitos casos, até mais do que quando os criamos em 2009.

  • Terceiro princípio: os citamos com frequência e clareza? Se eles não são usados, não falamos sobre eles e não temos clareza sobre o que eles significam, por que tê-los em primeiro lugar?

Após o feedback: os citamos com frequência e clareza? Acontece que nem sempre. E em alguns casos houve má interpretação.

No final das contas, conclui o CEO do LinkedIn, a cultura e os valores de uma empresa não são as palavras nas paredes ou nos brindes da companhia. “É sobre as milhares de decisões que eles tomam em equipe diariamente usando esses valores compartilhados. É sobre como eles aspiram tornar o mundo um lugar melhor, mesmo diante de todas essas mudanças”, disse.

Revisitar a cultura e valores é, para Roslansky, uma oportunidade de garantir que sejam relevantes, aplicáveis ​​e o mais claros possível neste novo mundo do trabalho.

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