Papa emérito Bento 16 terá funeral simples após ser velado
O corpo do papa emérito Bento 16, que morreu neste sábado (31), será velado na Basílica de São Pedro na próxima segunda-feira (2), onde permanecerá por três dias até o funeral, marcado para o dia 5 de janeiro.
Confira os detalhes iniciais da cerimônia, conforme o Vaticano:
Velório
Até o início da manhã de segunda-feira, o corpo de Bento 16 permanecerá no pequeno mosteiro dentro do Vaticano onde ele viveu. Nenhuma visita oficial para ver seu corpo ou orações públicas será realizada durante esse período.
Na segunda-feira, ele será transferido para a Basílica de São Pedro, onde o público poderá ver o corpo das 9h às 19h00 (horário local) nos dias 2, 3 e 4 de janeiro.
Funeral
O funeral de Bento 16 será realizado na quinta-feira, 5 de janeiro, na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 9h30 (horário local) e será presidida pelo Papa Francisco.
Aliás, em seus primeiros comentários públicos desde a morte de seu antecessor, o papa Francisco chamou o papa emérito Bento XVI de um homem nobre e gentil, que foi um presente para a igreja católica e para o mundo.
“É com emoção que recordamos sua pessoa, tão nobre, tão bondosa. E sentimos em nosso coração tanta gratidão, gratidão a Deus por tê-lo dado à igreja e ao mundo”, disse Francisco.
Francisco falou na homilia de uma véspera de ano-novo previamente planejada de ação de graças na Basílica de São Pedro.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que seguindo os desejos de Bento 16, o funeral seria simples, solene e sóbrio.
Os funerais papais normalmente atraem chefes de estado de todo o mundo, mas o Vaticano disse que delegações oficiais virão apenas da Itália e da Alemanha, país natal de Bento 16, sugerindo que o evento será relativamente discreto.
Representantes de outros países ou organizações podem participar de forma privada, disseram diplomatas.
Enterro
O Vaticano disse que após a cerimônia, o corpo de Bento 16 será levado de volta para a Basílica de São Pedro e enterrado nas Grutas do Vaticano, sob a igreja, onde mais de 90 papas encontraram seu lugar de descanso final.
Em 2020, o biógrafo autorizado de Bento, Peter Seewald, teria dito ao jornal bávaro Passauer Neue Presse que o papa emérito havia preparado um testamento espiritual afirmando que queria ser enterrado na mesma cripta onde João Paulo II foi originalmente colocado para descansar em 2005.
O corpo de João Paulo II foi posteriormente transferido após sua beatificação em 2011 para uma capela no nível principal da basílica ao lado daquela onde a Pietà de Michelangelo é exibida.