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Pão de Açúcar reverte prejuízo e lucra R$ 153 milhões

24 jul 2018, 19:19 - atualizado em 24 jul 2018, 19:54

O Pão de Açúcar (PCAR4) alcançou um lucro líquido dos acionistas controladores de R$ 431 milhões no segundo trimestre de 2018, superior em 170% o registrado no mesmo período do ano passado (R$ 160 milhões). Excluindo os créditos fiscais, o lucro alcançou R$ 153 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 177 milhões do mesmo período do ano anterior. O lucro líquido consolidado alcançou R$ 526 milhões, um avanço de 356%.

A receita líquida ficou em R$ 11,730 bilhões, acima do estimado pelo mercado de R$ 11,67 bilhões. É um crescimento de 10% em comparação com o visto um ano antes. O Ebitda ajustado chegou a R$ 648 bilhões, com avanço de 28,3%. A margem Ebitda cresceu 0,8 ponto percentual, para 5,5%.

“Encerramos o segundo trimestre do ano com ótimas perspectivas para os negócios do GPA. Impulsionados pela assertividade das novas dinâmicas promocionais e ajustes realizados na operação dos negócios do Multivarejo, registramos uma aceleração significativa do patamar de vendas, com ganhos de market share e melhoria da rentabilidade em todas as bandeiras”, destaca Peter Estermann, Diretor Presidente do Pão de Açúcar.

Segundo o comunicado, o desempenho permitiu a confirmação da expectativa de realização dos guidances para 2018. Os destaques foram as vendas ‘mesmas lojas’ (abertas há no mínimo 12 meses) do Assaí acima da inflação e Multivarejo em linha com a inflação alimentar, com continuidade dos ganhos de market share.

Além disso, a margem Ebitda ajustada do Multivarejo de 5,5%-5,6% e Assaí de 5,8%-5,9%. Por fim, um resultado financeiro de cerca de 1% da receita líquida. Por fim, as sinergias Latam de até US$ 85 milhões em economias para o perímetro Brasil.

Multivarejo

A divisão Multivarejo chegou a R$ 7 bilhões, com evolução ‘mesmas lojas’ ex-calendário de 5,3%. A participação de mercado cresceu 1 ponto percentual (Nielsen), com destaque para as bandeiras Extra Hiper e Pão de Açúcar. “A ampliação das dinâmicas comerciais e maior assertividade das promoções sustentaram o forte crescimento do Multivarejo, com recuperação e aceleração de volumes em todas as bandeiras”, diz a empresa.

Assaí

A receita bruta do Assaí atingiu R$ 5,7 bilhões, forte aumento de 22,8%. Esse crescimento se traduziu em ganhos de market share de cerca de 2 pontos percentuais no trimestre (fonte Nielsen). As vendas líquidas no conceito ‘mesmas lojas’ ex-calendário subiram 4,7% (2,5% ex-conversões). O lucro bruto excluindo os créditos fiscais totalizou R$ 868 milhões, com margem de 16,4%.

“Apesar do efeito negativo da deflação alimentar no trimestre, em torno de -2,8%, a evolução de 0,5 p.p. da margem bruta foi resultado principalmente da assertiva expansão dos últimos dois anos”, explicou a empresa.