BusinessTimes

Pão de Açúcar (PCAR3): Movimentação deve fortalecer a marca, dizem analistas

09 set 2022, 10:28 - atualizado em 09 set 2022, 11:00
Pão de Açúcar
O foco é estar mais próximo do cliente final, abrindo lojas em locais onde o Pão de Açúcar já atua (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A expansão da rede do Pão de Açúcar (PCAR3) com 300 novas lojas deve fortalecer a marca em regiões onde já está presente, avalia Heitor de Nicola, sócio e assessor de renda variável da Acqua Vero Investimentos.

Nesta semana, o GPA anunciou uma revisão para cima do plano de expansão de lojas, com foco no formato de lojas de proximidade. O plano prevê a inauguração de 300 lojas até 2024.

O foco é estar mais próximo do cliente final, abrindo lojas em locais onde o Pão de Açúcar já atua. “A empresa e a marca se tornam mais acessíveis ao público-alvo original”, explica o analista.

Porém, deve-se esperar por uma reação dos concorrentes. “No varejo alimentício, quando um grande player tem uma movimentação mais agressiva, é de se esperar que outros façam outras manifestações como forma de resposta”, avalia.

Pedro Serra, analista da Ativa Investimentos, enxerga a notícia como positiva para o Pão de Açúcar. Isso porque o grupo possui capacidade financeira de aumentar seus investimentos, além de apresentar uma estratégia factível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cisão vs. Expansão

O Pão de Açúcar também anunciou a cisão com o Grupo Éxito, sua unidade colombiana, por meio de uma redução de capital.

As ações da companhia operaram em queda nos dois últimos pregões. A XP Investimentos se preocupa com a liquidez do papel, vendo o movimento como arriscado.

De Nicola, da Acqua Vero, reforça que a cisão do grupo já era esperado pelo mercado. Porém, ele chama a atenção que a proximidade da notícia com o anúncio de expansão é relevante e deve ser analisado de perto.

Já o analista da Ativa calcula que, a princípio, os dois movimentos do Pão de Açúcar não têm relação. Mas a sequência pode ser considerada positiva também.

“Ela mostra que as operações da companhia não estão paradas, elas têm um direcionamento e há um comprometimento com a estratégia”, avalia.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Saiba mais! ELEIÇÕES 2022: QUAIS AS PROPOSTAS ECONÔMICAS DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA?

Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.