BusinessTimes

Pão de Açúcar forma parceria com Raia Drogasil para programa de fidelidade

27 nov 2019, 19:07 - atualizado em 27 nov 2019, 19:07
Pão de Açúcar Supermercados
O Pão de Açúcar terá participação de 66,7% na joint venture, enquanto a Raia Drogasil ficará com os 33,7% (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

O varejista de alimentos Grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4) firmou nesta quarta-feira um acordo com a rede de farmácias Raia Drogasil (RADL3) para criação de um programa de fidelidade que deve iniciar as operações no segundo semestre de 2020.

Pelo acordo, que ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Pão de Açúcar terá participação de 66,7% na joint venture, enquanto a Raia Drogasil ficará com os 33,7% remanescentes.

Batizado de Stix Fidelidade, o novo programa visa ampliar a base de clientes de ambas as companhias, bem como a frequência de compras, disse a jornalistas nesta quarta-feira o diretor-presidente do Pão de Açúcar, Peter Estermann.

“Temos confiança absoluta de que esta será a maior parceria de fidelidade do varejo porque já nascemos presentes em 23 Estados brasileiros e com mais de 3 mil lojas físicas como pontos de resgate”, afirmou Estermann.

Inicialmente, participantes poderão acumular pontos em compras nas lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, além das unidades Drogasil e Droga Raia, disse o presidente da RD, Marcílio Pousada.

Raia Drogasil
Os participantes poderão acumular pontos em compras nas lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, além das unidades Drogasil e Droga Raia (Imagem: Gustavo Kahil/ Money Times)

Ambos os executivos evitaram entrar em detalhes sobre quanto cada empresa aportará na joint venture e qual será a taxa de conversão de compras em pontos em cada loja, mas destacaram que cada ponto acumulado poderá ser trocado por 1 real em resgates.

O programa de fidelidade envolve o Itaú Unibanco (ITUB4), cujos usuários de cartão de crédito poderão transferir seus pontos para o Stix Fidelidade.

Isso exigirá que o Pão de Açúcar suspenda um acordo anterior com a Livelo – joint venture entre o Bradesco (BBDC4)e Banco do Brasil (BBAS3), Estermann acrescentou, sem precisar quando a parceria será dissolvida.

É a segunda vez em um ano que o grupo supermercadista rompe laços com um parceiro para tocar a própria operação. Em dezembro de 2018, o Pão de Açúcar anunciou o fim de uma cooperação com o aplicativo colombiano de entregas Rappi, após comprar a startup brasileira de encomenda e entrega de produtos James Delivery.

Juntos, Pão de Açúcar e Raia Drogasil contam com mais de 55 milhões de clientes fidelizados, mas o plano é adicionar à plataforma Stix mais parceiros de outros segmentos do varejo, a fim de aumentar as possibilidades de resgate e também atrair novos usuários ao programa de fidelidade.

“Hoje o mercado de fidelidade está muito orientado para viagens e passagens aéreas…nós permitiremos trocar pontos com muito mais frequência”, disse o diretor do Pão de Açúcar Eduardo Leonidas, que lidera o programa Stix, lembrando que os pontos poderão ser acumulados por período acima de 12 meses.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar