Empresas

Pão de Açúcar lança marca própria de cervejas especiais

19 nov 2019, 13:04 - atualizado em 19 nov 2019, 14:39
Pão de Açúcar Supermercados
Lançamento da marca própria de cerveja do GPA, “Fábrica 1959”, acontece em meio a uma crescente demanda de consumidores por produtos artesanais (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

O  Pão de Açúcar (PCAR4) anunciou nesta terça-feira (19) o lançamento de uma marca própria de cerveja especiais, a “Fábrica 1959”.

O nome da linha é uma referência ao ano de fundação do Pão de Açúcar (Imagem: Divulgação/Pão de Açúcar)

Desenvolvidos em parceria com o Instituto da Cerveja Brasil e a cervejaria Imigração, do Rio Grande do Sul, os produtos são nos estilos Pilsen, Witbier, Weiss e India Pale Ale (IPA). O nome da linha é uma referência ao ano de fundação do Pão de Açúcar.

“O lançamento da Fábrica 1959, além de nos colocar em um patamar único dentro da estratégia de fortalecimento das nossas marcas exclusivas, está em linha com os objetivos do grupo de aumentar para 20% a participação nas vendas até o fim de 2020″, afirmou Samir Jarrouj, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA.

O Pão de Açúcar irá avaliar, por meio do lançamento, a receptividade dos consumidores. A companhia espera promover no futuro a expansão da marca para novos estilos e edições sazonais.

A previsão é de que a marca atinja, em um ano, 25% da participação nas vendas em volume da categoria de cervejas especiais. Atualmente, a empresa oferece mais de 2 mil produtos de marca própria em várias categorias, representando cerca de 13% das vendas totais.

“Vendemos quase 20 milhões de garrafas por ano de cervejas especiais”, destacou Jarrouj. “Esse mercado tem muito potencial de crescimento nos próximos anos porque consumidor está mais maduro e vem migrando de cervejas mainstream para cervejas especiais”.

Pão de Açúcar
Os produtos já estão à venda nas lojas Extra e Pão de Açúcar (incluindo Minuto Pão de Açúcar e a plataforma Pão de Açúcar Adega) (Imagem: Gustavo Kahil/ Money Times)

Os produtos já estão à venda nas lojas Extra e Pão de Açúcar (incluindo Minuto Pão de Açúcar e a plataforma Pão de Açúcar Adega) e nos e-commerces do grupo.

Confira abaixo as características dos rótulos da Fábrica 1959:

  • Pilsen: Estilo alemão desenvolvido seguindo a Lei de Pureza promulgada em 1516 que determina o uso de apenas água, malte, lúpulo e levedura em sua composição. Possui coloração amarelo claro com aparência brilhosa, espuma branca e persistente. Seu aroma e sabor são ricos em notas maltadas como pão e biscoito em equilíbrio com sutis notas florais dos lúpulos nobres alemães. Com corpo leve e amargor baixo, esta cerveja é refrescante e possui alta drinkability. Temperatura de consumo de 2°C a 4°C e 4,8% de volume alcóolico.
  • IPA: Versão americana do estilo originário inglês que tem como principal característica a adição de lúpulos americanos. Possui coloração alaranjada, aparência semiturva com espuma de boa formação e persistência. Aroma e sabor ricos em notas frutadas cítricas e tropicais provenientes dos lúpulos que remetem a laranja, maracujá e manga. Com corpo médio e amargor alto, possui boa carbonatação e final seco. Temperatura de consumo de 3°C a 6°C e 5,6% de volume alcóolico.
  • Witbier: Estilo clássico belga que possui como característica principal a adição de sementes de coentro, limão e laranja. Nesse exemplar, foi eleito o limão siciliano e a laranja para um perfil aromático, cítrico e refrescante. Possui coloração amarelo palha, aparência turva e espuma branca e persistente. Aroma e sabor ricos em especiarias e frutas cítricas com a presença do coentro. Com corpo leve, amargor baixo e boa carbonatação, esta cerveja é refrescante e possui alta drinkability. Temperatura de consumo de 2°C a 4°C e 4,7% de volume alcóolico.
  • Weiss: Estilo alemão desenvolvido seguindo a Lei de Pureza promulgada em 1516 que determina o uso de apenas água, malte, lúpulo e levedura em sua composição. Possui coloração alaranjada, aparência tipicamente turva e espuma de alta formação e persistência. O aroma e sabor são ricos em notas frutadas e condimentadas remetendo a banana e cravo, que são características predominantes do estilo. Com corpo médio-baixo e amargor baixo, é refrescante e possui alta drinkability. Temperatura de consumo de 3° a 6°C e 5% de volume alcóolico.

Com Reuters.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.