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Ações do Pão de Açúcar e do Assaí caem após Carrefour comprar Grupo Big

24 mar 2021, 16:46 - atualizado em 24 mar 2021, 16:47
Assaí Pão de Açúcar
Para a XP Investimentos a aquisição aumenta a competição no setor, uma vez a assunção das operações do Grupo BIG pelo Carrefour deve reforçar o posicionamento e força das loja (Imagem: Gustavo Kahil/ Money Times)

As ações do Assaí (ASAI3) e do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) caem na sessão desta quarta-feira (24) após o Carrefour (CRFB3) fechar a compra do Grupo Big, terceira maior rede de supermercados no Brasil, por R$ 7,5 bilhões.

Com isso, por volta das 16h34, os papéis do GPA tinham queda de 2,68%, a R$ 28,66, enquanto o Assaí caía 2,35%, R$ 69,12. Já o Carrefour disparava 13,34%, a R$ 21,88. No mesmo instante, o Ibovespa (IBOV) tinha uma leve queda de 0,6%, a 113.190,40 pontos.

Para a XP Investimentos a aquisição aumenta a competição no setor, uma vez a assunção das operações do Grupo BIG pelo Carrefour deve reforçar o posicionamento e força das lojas.

“No entanto, como o Grupo BIG já era um concorrente relevante do setor e estava passando por uma recente reestruturação das operações, as companhias já enfrentavam competição nesses pontos de forma que não muda estruturalmente o cenário competitivo”, afirmam os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt.

O acordo foi celebrado entre o Carrefour Brasil, a Advent International Corporation e a Brazil Holdings S.C.S, controlada pelo Walmart.

O Carrefour Brasil estima como sinergia contribuição adicional líquida ao resultado operacional medido pelo Ebitda de 1,7 bilhão de reais anualmente três anos após a conclusão, estimada para 2022.

O Grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente citada em fato relevante sobre o negócio.

A compra do Grupo BIG adiciona 387 lojas a uma rede de 489 unidades do Carrefour. Também se espera que adicione mais de 15 milhões de clientes à base de mais de 45 milhões de clientes do Carrefour.

Analistas do Bradesco BBI, citando dados da consultoria Nielsen, estimam que a participação de mercado do Carrefour passará de cerca de 13% para cerca de 19%.

Com Reuters