Agronegócio

Pandemia transforma mais vacas leiteiras em hambúrgueres nos EUA

08 maio 2020, 17:52 - atualizado em 08 maio 2020, 17:52
Agronegócio-Vaca-Leite
Mesmo com o setor de frigoríficos assolado por paralisações, o número de vacas leiteiras enviadas para abate aumentou 2,3% nas últimas quatro semanas (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

Um maior número de empresas de laticínios dos Estados Unidos agora abate vacas para serem transformadas em hambúrgueres. É que a pandemia de coronavírus reduziu a demanda por leite e aumentou as compras no varejo de carne barata.

Mesmo com o setor de frigoríficos assolado por paralisações, o número de vacas leiteiras enviadas para abate aumentou 2,3% nas últimas quatro semanas, segundo a INTL FCStone.

As processadores pagam um prêmio em meio à crescente demanda de consumidores por cortes mais baratos, disse Dave Kurzawski, corretor sênior da empresa em Chicago.

Laticínios nos EUA podem reduzir o tamanho do rebanho neste ano entre 80 mil a 90 mil cabeças devido ao excesso de leite, e a grande maioria irá para o mercado de carne bovina, disse.

“A carne moída magra, principalmente de vacas leiteiras, se tornou a carne principal do dia”, disse Kurzawski por telefone.

O coronavírus frustrou esperanças de uma recuperação do setor de laticínios. A indústria esperava ver maiores rebanhos e melhores preços em 2020.

Embora o vírus tenha impulsionado as vendas de leite no varejo, não foi suficiente para compensar a queda rápida da demanda de restaurantes e escolas, obrigando fazendeiros a jogar leite fora para reduzir suprimentos na época do ano em que as vacas entram no período mais produtivo.