Pandemia supera clima como maior preocupação para seguradoras
A pandemia se tornou a principal preocupação dos profissionais de seguros neste ano em meio à crise global causada pela Covid-19.
Doenças infecciosas e pandemias foram classificadas como os riscos mais significativos para a sociedade nos próximos cinco a 10 anos em estudo publicado na quinta-feira pela seguradora francesa Axa. É uma reversão em relação ao ano passado, quando a mudança climática era vista como a maior preocupação.
A Covid-19 se mostra como um grande desafio para seguradoras, especialmente as que fornecem cobertura para eventos cancelados, como jogos esportivos e shows. Disputas sobre cobertura levaram alguns segurados a tomarem medidas legais. A Axa perdeu recentemente um processo contra cinco operadoras de restaurantes. A seguradora disse que vai recorrer da decisão.
A pesquisa com 2.600 profissionais de seguros em 53 países revelou que 56% dos entrevistados consideram as pandemias um dos cinco maiores riscos emergentes, em relação a 23% em 2019. A mudança climática é agora a segunda maior preocupação geral, mas as opiniões variam geograficamente: o tema continua a ser prioridade na Europa, mas cai para o terceiro lugar nos EUA e na Ásia.
A menor ênfase na mudança climática “é preocupante, especialmente entre nossos entrevistados americanos e asiáticos, pois acreditamos que as questões de curto prazo em torno da pandemia não devem ofuscar completamente as ameaças de longo prazo”, disse o diretor-presidente da Axa, Thomas Buberl, em comunicado.
O setor de seguros europeu tem trabalhado em ideias para desenvolver soluções apoiadas pelos governos para proteger empresas contra futuras pandemias. O governo francês, que buscou comentários públicos sobre uma série de propostas nos últimos meses, espera completar os trabalhos sobre um plano de cobertura até o fim do ano.