Pandemia pesa sobre desempenho de mercados acionários emergentes
O avanço dos casos de coronavírus em mercados emergentes em relação aos países desenvolvidos começa a pesar sobre as bolsas de nações em desenvolvimento.
Depois de mostrar estabilidade durante grande parte do terceiro trimestre contra pares desenvolvidos, a média de casos diários em nove mercados emergentes – incluindo Índia, Brasil e Rússia – aumentou novamente em relação ao fim de julho, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
Desde o final daquele mês, o índice MSCI Emerging Markets ficou abaixo do índice MSCI World de ações de mercados desenvolvidos em quase 3 pontos percentuais.
“As infecções ainda não atingiram o pico em mercados emergentes, ao passo que, em países desenvolvidos, o foco está mudando para medidas econômicas pós-pandemia”, disse Kota Hirayama, economista sênior de mercados emergentes da SMBC Nikko Securities, em Tóquio.
“As economias emergentes são mais suscetíveis às pressões de baixa da pandemia, por isso investidores estrangeiros hesitam em investir.”
Entre os 10 países que apresentam o maior número de casos confirmados de coronavírus, oito deles são economias emergentes, como Índia e Brasil.
Em comparação com economias avançadas, a atividade econômica de mercados emergentes caiu mais rápido e de forma mais profunda com o choque da Covid-19, de acordo com a Bloomberg Economics.