BusinessTimes

Pandemia atrapalha plano da Marisa de impulsionar lojas físicas e balanço responde negativamente

24 mar 2021, 8:28 - atualizado em 24 mar 2021, 8:28
Marisa AMAR3
A vacinação deve ser a luz no fim do túnel para a volta das vendas físicas da empresa (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

A pandemia atrapalhou os planos da Lojas Marisa (AMAR3) de atrair clientes para suas lojas fícias e impulsinar vendas, o que refletiu no balanço financeiro da empresa do 4º trimestre e do ano, na visão da Guide.

A empresa reverteu o lucro de R$ 34 milhões apurado no quarto trimestre de 2019 e fechou o mesmo período de 2020 com prejuízo de R$ 29 milhões. No ano, a empresa elevou o prejuízo de R$ 90 milhões para R$ 432 milhões.

A receita líquida do varejo caiu 7,2%, para R$ 656,8 milhões. Em 2020, houve retração de 26% no indicador.

O Ebitda, que mede o resultado operacional, ajustado totalizou R$ 29,2 milhões, queda de 73,2%.

Na opinião da corretora, a Marisa apresentou um resultado fraco, com queda da receita de vendas e no SSS. Por outro lado, a empresa, que tem sua operação mais forte no presencial, conseguiu fortalecer seu canal digital, que cresceu 63,9% no trimestre, e passou a representar parcela acima de 30% das vendas.

“Com a vacinação em vista, acreditamos que a Marisa pode voltar a colocar o projeto de melhora das lojas físicas em prática, ao mesmo tempo em que pode seguir desenvolvendo seu canal digital. Por ora seguimos com visão neutra, mas vemos na melhora do cenário da vacinação e consequente reabertura comercial, possíveis oportunidades de ganhos no ativo”, completou a Guide.