Internacional

Pandemia atinge salários alemães com mais força do que crise financeira

17 fev 2021, 9:32 - atualizado em 17 fev 2021, 9:32
Alemanha
Dados preliminares mostraram que os rendimentos nominais encolheram 0,6% em 2020, a primeira contração desde o início da série de dados em 2007 (Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch)

A renda nominal dos alemães caiu pela primeira vez em mais de uma década, disse a agência de estatísticas do país nesta quarta-feira, divulgando dados que mostraram que a pandemia de coronavírus teve um impacto mais severo sobre os salários do que a crise financeira de 2007-2008.

Dados preliminares mostraram que os rendimentos nominais encolheram 0,6% em 2020, a primeira contração desde o início da série de dados em 2007. Em termos reais ajustados pela inflação, a renda teve queda de 1%, a primeira contração desde 2013.

Meses de lockdown com o objetivo de conter a propagação do vírus tiveram um impacto devastador na economia global, e a maior economia da Europa, com sua forte dependência pelas exportações, não foi poupada.

Os números não refletem o impacto do regime de trabalho com jornada reduzida do governo utilizado para a preservação de empregos, sob o qual o Estado compensa parcialmente a renda perdida dos trabalhadores.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar