PagSeguro: não basta aumentar o número de clientes, é preciso ganhar dinheiro com eles
A PagSeguro (PAGS) apresentou uma forte expansão da base de clientes nos resultados de abril a junho de 2020. O número de lojistas ativos cresceu 1,1 milhão em 12 meses – as maiores adições líquidas já reportadas pela empresa em um trimestre, destacou o Credit Suisse.
O rápido crescimento veio principalmente pelo PagBank, que atingiu 4,9 milhões de clientes ativos.
Mesmo com a escala das operações, as receitas totais caíram 2,3% na comparação ano a ano e totalizaram R$ 1,3 bilhão, impactadas pela pandemia de covid-19, que levou ao isolamento social e ao fechamento das lojas físicas.
O lucro líquido apresentou uma queda anual de 8,2%, para R$ 296,3 milhões, enquanto as despesas totais subiram 1,8%, alcançando R$ 945 milhões.
De acordo com o Credit Suisse, a monetização da base de clientes da PagSeguro seguirá abaixo do potencial no curto prazo, sem originação de empréstimos e com menores taxas de intercâmbio do cartão. No entanto, os negócios da PagBank implicam em um potencial de valorização no médio prazo.
O banco reiterou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) da ação e o preço-alvo para os próximos 12 meses de US$ 37.