Comprar ou vender?

PagBank (PAGS): Tombo da ação abre oportunidade de alta de 60%, vê XP

22 ago 2024, 16:29 - atualizado em 22 ago 2024, 16:29
pagbank-pags-xp
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

As ações do PagBank (PAGS) caíram 14,6% após a sua divulgação de resultados do segundo trimestre de 2024 na última terça (20). Apesar disso, a XP Investimentos tem uma perspectiva para as ações da companhia, recomendando compra no preço-alvo de US$ 19 por ação. Nesta quarta-feira, a ação voltou a tombar 5%. Com isso, o potencial de alta pulou para 60%.

De acordo com os analistas Bernardo Guttmann, Matheus Guimarães e Rafael Nobre, o segundo semestre poderá registar taxas de juro internas mais elevadas, impactando o crescimento da empresa no curto prazo.

Porém, o trio vê o rápido crescimento do comércio eletrônico e cross-border como positivo. 

“Reconhecemos que o crescimento mais rápido do LMEC (versus MSMB) pode reduzir o take rate médio, provavelmente contribuindo para o declínio na taxa de lucro bruto em relação ao TPV no segundo trimestre”, explicam. “No entanto, vemos esse crescimento como positivo e diluidor das despesas como percentual das receitas”.

O índice de empréstimos sobre depósitos encerrou o trimestre abaixo de 10%, refletindo o aumento dos depósitos em um ritmo mais rápido do que o crescimento da carteira de crédito. Segundo os analistas, o PagBank atualmente tem um custo de financiamento inferior a 100% do CDI, o que lhe permite investir esse dinheiro em títulos públicos e ganhar spreads.

Dessa forma, a XP vê que, embora aumentar a carteira de crédito seja melhor para o ROE do que investir em títulos públicos, esta abordagem é prudente enquanto a empresa procura melhores formas de originar crédito alinhadas com o seu apetite pelo risco.

Com isso, os analistas reforçam a visão positiva sobre os resultados trimestrais e a dinâmica dos lucros daqui para frente. “Assim, vemos a volatilidade de hoje como uma reação exagerada e como uma oportunidade para comprar ações da PAGS”, afirmam.