Comprar ou vender?

PagBank (PAGS): Tombo da ação abre oportunidade de alta de 60%, vê XP

22 ago 2024, 16:29 - atualizado em 22 ago 2024, 16:29
pagbank-pags-xp
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

As ações do PagBank (PAGS) caíram 14,6% após a sua divulgação de resultados do segundo trimestre de 2024 na última terça (20). Apesar disso, a XP Investimentos tem uma perspectiva para as ações da companhia, recomendando compra no preço-alvo de US$ 19 por ação. Nesta quarta-feira, a ação voltou a tombar 5%. Com isso, o potencial de alta pulou para 60%.

De acordo com os analistas Bernardo Guttmann, Matheus Guimarães e Rafael Nobre, o segundo semestre poderá registar taxas de juro internas mais elevadas, impactando o crescimento da empresa no curto prazo.

Porém, o trio vê o rápido crescimento do comércio eletrônico e cross-border como positivo. 

“Reconhecemos que o crescimento mais rápido do LMEC (versus MSMB) pode reduzir o take rate médio, provavelmente contribuindo para o declínio na taxa de lucro bruto em relação ao TPV no segundo trimestre”, explicam. “No entanto, vemos esse crescimento como positivo e diluidor das despesas como percentual das receitas”.

O índice de empréstimos sobre depósitos encerrou o trimestre abaixo de 10%, refletindo o aumento dos depósitos em um ritmo mais rápido do que o crescimento da carteira de crédito. Segundo os analistas, o PagBank atualmente tem um custo de financiamento inferior a 100% do CDI, o que lhe permite investir esse dinheiro em títulos públicos e ganhar spreads.

Dessa forma, a XP vê que, embora aumentar a carteira de crédito seja melhor para o ROE do que investir em títulos públicos, esta abordagem é prudente enquanto a empresa procura melhores formas de originar crédito alinhadas com o seu apetite pelo risco.

Com isso, os analistas reforçam a visão positiva sobre os resultados trimestrais e a dinâmica dos lucros daqui para frente. “Assim, vemos a volatilidade de hoje como uma reação exagerada e como uma oportunidade para comprar ações da PAGS”, afirmam.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar