Pagamento por aproximação cai nas graças dos brasileiros e cresce 334%
Tirar o cartão de crédito ou débito da carteira virou coisa do passado. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estima que, no primeiro semestre do ano, o uso do pagamento por aproximação cresceu 344%, quando comparado com o mesmo período de 2021.
No período, o valor transacionado nessa modalidade foi de R$ 235,5 bilhões, ante R$ 53 bilhões registrados entre janeiro e junho do ano passado.
E essa mudança de comportamento dos consumidores já é percebida pelas instituições financeiras. Em setembro, o Banco Original registrou que 25% do total de transações foram feitas na modalidade contactless.
No mesmo mês do ano passado, apenas 12% eram realizadas por meio da tecnologia NFC. Além disso, foi identificado um aumento de 130% no volume transacionado na modalidade, no comparativo anual.
“Trabalhamos com o cliente no centro das estratégias, pensando sempre em atender suas necessidades com uma experiência facilitada e oferecer a tecnologia NFC embarcada em todos os cartões é um diferencial e uma comodidade”, afirma Simão Kovalski, diretor de canais digitais e produtos varejo do Banco Original.
Dos bancos para o dia a dia
A tecnologia também não se limita mais apenas às compras em lojas e supermercados. No mês passado, a Samsung disponibilizou a opção Samsung Pay Transit para o Brasil.
A funcionalidade chegou através de uma parceria com Visa e Mastercard e permite que o passageiro pague bilhete de transporte público apenas encostando um celular compatível na catraca.
O serviço já está liberado no Rio de Janeiro. A tecnologia, na verdade, está em uso desde 2019, mas até então era preciso desbloquear o celular para realizar o pagamento.
O pagamento por aproximação também já é usado nas estações de metrô do Distrito Federal. Em setembro, passaram a ser aceitos cartões de crédito e débito da bandeira Mastercard que tenham a tecnologia NFC.
Já nas rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo, 15% dos pagamentos feitos em pedágios são através de aproximação.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!