Política

Padilha diz que governo trabalha para concluir votação da compensação da desoneração na Câmara até 4ª feira

10 set 2024, 15:54 - atualizado em 10 set 2024, 15:54
alexandre padilha
O tema da desoneração da folha tem ocupado o centro de um embate entre o Congresso e o Executivo. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (10) que o governo trabalha para concluir a votação das medidas de compensação da desoneração da folha de pagamento na Câmara dos Deputados até quarta-feira.

Em entrevista a jornalistas no Ministério da Fazenda, Padilha disse que, no Senado, a prioridade é concluir a votação das medidas de apoio ao Rio Grande do Sul e da medida provisória que criou o programa de crédito Acredita.

O tema da desoneração da folha tem ocupado o centro de um embate entre o Congresso e o Executivo, com a participação do Judiciário, na tentativa de encaminhar um acordo e garantir compensações à União enquanto o benefício durar, mantendo o nível de arrecadação.

Na véspera, a Camara aprovou requerimentos que conferem regime de urgência para o projeto de retirada gradual da desoneração da folha de pagamentos de setores econômicos e de alguns municípios e do texto que trata de reestruturação da dívida dos estados com a União.

As duas medidas são acompanhadas de perto pelo governo, em meio ao esforço para fechar as contas deste ano.

O regime de urgência elimina algumas exigências, prazos e formalidades para a tramitação de propostas, permitindo que possam ser diretamente apreciadas em plenário.

*Com informações da Reuters