Rodrigo Pacheco anuncia decisão de devolver MP do PIS/Cofins
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou na tarde desta terça-feira (11) decisão de devolver ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Medida Provisória que restringe a compensação de créditos de PIS/Cofins, legislação editada pelo governo na semana passada e que sofreu fortes críticas do setor produtivo.
Pacheco argumentou que a MP não cumpriu o princípio da noventena, que estabelece que alterações de regras tributárias só podem entrar em vigor 90 dias após serem editadas.
“O que se observa em parte dessa MP é que há uma inovação, com alterações de regras tributárias que geram enorme impacto ao setor produtivo, sem cumprimento da noventena”, disse ele.
- [Relatórios gratuitos] Analistas fazem recomendações semanais de renda fixa – e você pode receber todo esse conteúdo diretamente no seu e-mail. Clique aqui.
Pacheco afirmou que, com a devolução, não haverá qualquer tipo de efeito da MP desde a data da sua edição, em 4 de junho.
Pacheco, que chegou a conversar com Lula sobre o assunto, reiterou “absoluto respeito” ao Poder Executivo, acrescentando que a decisão foi tomada de acordo com a Constituição.