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OXXO vai dominar o mercado brasileiro? Missão não é tão simples, avalia XP; entenda

28 set 2022, 15:29 - atualizado em 28 set 2022, 15:29
Oxxo
A OXXO é a maior rede de mercados de proximidade da América Latina (Imagem: REUTERS/Daniel Becerril)

OXXO. O nome não deve soar estranho para você. Cada vez mais presente no mercado brasileiro, a rede de lojas de conveniência de origem mexicana entrou no país em 2020 com um plano de expansão acelerado e robusto.

A OXXO é a maior rede de mercados de proximidade da América Latina. Divisão de proximidade dentro da Femsa Comercio, a OXXO chegou ao Brasil – especificamente, São Paulo – a partir da formação de uma joint venture entre a Femsa e a Raízen (RAIZ4).

A joint venture, que ficou conhecida como Grupo Nós, nasceu com a promessa de ser uma potência no mercado de proximidade e conveniência no Brasil.

O Grupo Nós une as marcas das lojas Shell Select e a OXXO. Com uma proposta de valor focada nas mais diversas necessidades do consumidor, a OXXO atua em diferentes categorias, chegando a oferecer até 3,2 mil produtos, incluindo padarias, hortifruti e bebidas alcóolicas.

Em relatório publicado nesta terça-feira (27), a XP Investimentos destaca que a competição no mercado de conveniência está crescendo, com distribuidores de gasolina focando em lojas de conveniência (além de Raízen, Vibra Energia [VBBR3]) e varejistas alimentares expandindo para o modelo de proximidade.

A corretora está confiante de que o mercado de conveniência e proximidade dará continuidade a essa trajetória de expansão. No caso da OXXO, a XP menciona que, embora a estratégia digital da empresa no Brasil esteja em estágio inicial, a companhia já conta com três dark stores (ponto de venda ou centro de distribuição que só existe no formato online) e está com um marketplace previsto para ser lançado em breve.

“A marca já possui 150 lojas e tem uma estratégia agressiva de expansão pela frente, com notícias locais apontando para uma meta de curto prazo de 500 lojas até 2023 e o Grupo Nós visando atingir mais de 5 mil lojas divididas nas duas bandeiras no médio prazo”, comenta a equipe de varejo da XP.

Apesar da aposta na expansão das lojas de conveniência, a XP acredita que as padarias possuem papel mais importante na rotina dos consumidores brasileiros do que em outros mercados, o que pode representar “um desafio para a consolidação dos formatos de conveniência e proximidade”.

A XP tem recomendação neutra para as ações do varejo alimentício Carrefour Brasil (CRFB3) e Pão de Açúcar (PCAR3). Para a Americanas (AMER3), que fechou uma parceria com a Vibra com foco nas lojas BR Mania e Americanas Local, a recomendação também é neutra.

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