AgroTimes

Ovinos: mercado gourmet, rentabilidade, melhoramento e leilões marcam feira paulista

07 dez 2021, 8:26 - atualizado em 16 dez 2021, 7:55
Ovelhas
Nicho de mercado que cresce, mas ainda restrito a espaços e mesas gourmets (Imagem: Pixabay)

Em algumas pequenas e médias propriedades rurais do Rio Grande do Sul, com diversificação produtiva, foi verificado, segundo alguns levantamentos, que o lucro líquido da ovinocultura pode chegar a R$ 1,6 mil por hectare, mais de R$ 700 que o ganho com a soja.

Isto porque a demanda cresce, apesar de pouco vistosa – até 700 gramas per capita por ano -, e tem um rebanho acanhado para atender a procura gourmet de alto padrão, segundo a Aspaco, entidade paulista dos criadores.

Os interessados nesse negócio podem conferir, a partir desta terça (7), a Feira Noroeste Paulista de Ovinos, em São José do Rio Preto, com leilões, discussões sobre melhoramento genético, cadeia produtiva, gargalos da comercialização, habilitações de frigoríficos, entre outros temas que envolvem o setor de carne de ovelhas.

A Fenovi contará com a participação de mais de 700 ovinos das raças dorper, white dorper, suffolk, poll dorset, ile de france, santa inês (a raça mais adaptada ao Brasil e mais criada) e fêmeas de rebanho geral, para julgamentos, exposição e comercialização.

Estarão presentes 52 cabanhas (fazendas) dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro.