Outubro bate recorde histórico em abertura de empresas
Outubro foi uma mês atípico para o mercado de novas empresas. De acordo com o Serasa Experian, foram 307,4 mil novos empreendimentos no mês, chegando a quase 10 mil por negócios por dia. Em comparação com o mesmo período de 2018, o valor cresceu 30,8%.
“Os novos empreendedores se formalizam para ter mais opções de trabalho num contexto de geração de emprego formal ainda bastante lento. Adicionalmente, alguns setores da economia, como a construção civil residencial, estão tornando-se mais dinâmicos e podem buscar profissionais que sejam formalizados para ter mais facilidade na contratação”, afrmou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Pensando nos setores, o de serviços teve uma variação de 26,6% no período e ficou em primeiro lugar como o maior crescimento. Logo atrás dele ficaram áreas como Indústrias, com 18,2% e Comércio com 13,1%.
A região que mais registrou alta nos empreendimentos foi a Sudeste, onde os microempreendedores individuais representam 81,5%. Dessa porcentagem, 7,2% são sociedades limitadas, enquanto 5,4% são as empresas individuais.