Ouro sobe por causa de preocupações com o comércio global
Os preços do ouro sobem na quarta-feira na Ásia, em meio a preocupações com o comércio global.
O ouro, para entrega em agosto, é negociado a US$ 1.421,45 por onça-troy, um aumento de 0,96%.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder chinês Xi Jinping concordaram em retomar as negociações, mas os investidores estão preocupados que um acordo não aconteça no futuro próximo.
A tensão ocorre devido o conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, afirmar que as negociações estão caminhando na direção certa mas levará tempo para se fazer o acordo certo.
Trump estimulou as tensões comerciais com a China na terça-feira, ao dizer que qualquer acordo comercial precisaria ser “um pouco inclinado” em favor dos EUA.
O sentimento sobre o comércio tomou mais uma pancada depois que os EUA propuseram US$ 4 bilhões em tarifas sobre produtos da União Europeia e adicionaram azeitonas, queijo italiano e uísque escocês a uma lista de produtos a serem atingidos.
A União Européia está preparando retaliações, mas está aberta a negociações com Washington.
O metal amarelo também foi apoiado pelas expectativas de uma política monetária mais frouxa dos bancos centrais, com ampla expectativa de queo Federal Reserve corte as taxas neste mês.
Trump disse durante a noite que ele está planejando nomear Judy Shelton, assessora econômica do presidente durante sua campanha de 2016, para o conselho do Fed.
Em entrevista à CNBC, no mês passado, Shelton disse que ela baixaria a taxa de juros para zero dentro de dois anos se ela fosse nomeada.
No passado, Trump criticou o presidente do Fed – Jerome Powell – e disse que o banco central “enlouqueceu” por aumentar as taxas de juros, em vez de cortá-las.