Mercados

Ouro fecha em queda de mais de 2% com dólar forte após vitória de Trump

06 nov 2024, 16:30 - atualizado em 06 nov 2024, 16:30
ouro
O ouro fechou o dia com queda de mais de 2%, mas ainda próximo da máxima histórica de US$ 2.700 a onça-troy (Imagem: Freepik/Wirestock)

O ouro se afastou das máximas históricas e operou em forte queda nesta quarta-feira (6), em reação à vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos

O contrato mais líquido do ouro, com vencimento em dezembro, terminou as negociações com recuo de 2,67%, a US$ 2.676,30 a onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). 



Os preços do metal precioso foram pressionados pela escalada do dólar ante moedas fortes. O indicador DXY, que compara a divisa norte-americana com uma cesta de moedas globais como euro e libra, superou os 105 mil pontos durante a manhã. 

Além disso, os rendimentos (yields) dos títulos do Tesouro norte-americano, os Treasurys, dispararam, com alta acima de 4,5%. Os juros projetados para a dívida de 10 anos, por exemplo, saltou para o maior patamar em quatro meses, a 4,479%. 

Considerados os ativos mais seguros do mundo, os Treasurys com taxas mais altas atraem investidores estrangeiros — e fortalecem o dólar. 

O movimento tem como pano de fundo as expectativas de crescimento da dívida fiscal do país durante o governo Trump. 

“A combinação de uma política fiscal mais expansionista, de maiores barreiras à imigração e de uma política comercial mais protecionista aumentaria os riscos inflacionários, pressionando as taxas dos títulos norte-americanos”, Sergio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos.

Historicamente, a procura pelo ouro diminuiu em períodos de inflação mais alta. 

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar