Mercados

Otimismo de analistas de ações é motivo de receio para Citigroup

09 ago 2022, 12:21 - atualizado em 09 ago 2022, 12:21
Citi
Por setor, as recomendações de compra líquidas aumentaram mais para ações de bens de consumo discricionários e matérias-primas nos últimos 18 meses (Imagem: REUTERS/Mike Segar)

As recomendações altamente otimistas de analistas de ações são um sinal de alerta em relação à recuperação dos mercados de renda variável, de acordo com estrategistas do Citigroup.

Um indicador global de recomendações de analistas “está de volta aos níveis dos picos de otimismo alcançados em 2000 e 2007, após os quais as ações globais caíram pela metade”, estrategistas liderados por Robert Buckland disseram em nota.

Embora os analistas sempre têm mais recomendações de compra do que de venda, “eles parecem especialmente empolgados no momento”, disseram os estrategistas. Isso ativou um alerta na “lista de verificação do mercado de baixa” do Citi.

O pico de otimismo dos analistas segue uma recuperação do S&P 500 (SPX) de mais de 10% em relação à mínima de junho, mesmo com dados econômicos que devem encorajar o Federal Reserve a apertar ainda mais a política monetária para controlar a inflação.

Por região, os analistas dos mercados emergentes e dos EUA estão mais otimistas do que os da Europa e do Japão, disseram os estrategistas.

Por setor, as recomendações de compra líquidas aumentaram mais para ações de bens de consumo discricionários e matérias-primas nos últimos 18 meses, enquanto as dos setores de tecnologia da informação, serviços públicos e serviços de comunicação aumentaram menos.

Os estrategistas observaram que as recomendações têm sido historicamente mais bem-sucedidas por região do que por setor. “Aumentar exposição em mercados onde os analistas estão mais otimistas agregou valor” nos últimos anos, escreveu Buckland. “Favorecer setores onde os analistas estão mais otimistas não ajudou o desempenho.”

Eles também destacaram que seu índice de recomendações deu um falso sinal de venda em 2012, quando as ações globais ficaram pouco alteradas no ano seguinte.

Estrategistas do Morgan Stanley e Goldman Sachs já avisaram que as expectativas dos analistas não são realistas e representam uma ameaça à alta das ações.

Marko Kolanovic do JPMorgan, um dos otimistas mais firmes de Wall Street, disse que os investidores deveriam reduzir modestamente suas posições em renda variável.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR

bloomberg@moneytimes.com.br