Otimismo com Brasil diminui à espera de Nova Previdência, diz Schroders
“Provavelmente 2019 será mais um ano decepcionante em relação ao crescimento, mas 2020 deverá ser um período melhor para o Brasil”.
A afirmação é de Craig Botham, economista-sênior de mercados emergentes da Schroders, e explicita a avaliação da comunidade internacional em torno do crescimento da economia brasileira.
Para a Schroders, a comparação existente entre o otimismo após a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018 e o momentum atual é “impressionante”.
Vale pesa
“Esperanças de progressos rápidos em torno da reforma foram destruídos, e os efeitos na confiança aparentemente pesaram sobre o investimento particularmente”, pondera o economista.
No entanto, Botham avalia que a economia brasileira foi afetada pelo evento da tragédia de Brumadinho. “Esperamos uma performance melhor da economia no restante do ano”, diz.
A instituição calcula que a tragédia de Brumadinho causou impacto negativo de 0,2 ponto percentual no crescimento do PIB de 2019.
Reforma imprescindível
“A reforma da Previdência é vista como chave para colocar as finanças públicas em rumo sustentável, elevando o crescimento”, avalia Botham, destacando a importância da Nova Previdência para melhora das expectativas.
A projeção da Schroders é que a reforma estrutural se materialize neste ano, embora com certa desidratação em relação à proposta original da equipe econômica liderada por Paulo Guedes.
“Deveremos visualizar melhora na confiança durante o segundo semestre deste ano, e uma recuperação decorrente do investimento”, conclui Botham.