Otan ou Rússia? Veja quem tem o maior arsenal nuclear
A Rússia é o país com o maior contingente de armas nucleares do mundo todo, segundo a ICAN (Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares).
O maior país europeu possui aproximadamente 6,2 mil armas nucleares, que podem ser lançadas de mísseis, submarinos e aeronaves. Em 2020, a Rússia gastou cerca de US$ 8 bilhões para construir e manter suas forças nucleares.
Já a Ucrânia não possui nenhuma arma nuclear, já que abriu mão de todas elas com o final da União Soviética, em 1991.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), composta por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, Islândia e Luxemburgo, conta com um arsenal nuclear bastante robusto, mas baixo perto da Rússia.
Os países, juntos, têm quase a mesma quantidade de armas que os russos.
Segundo a ICAN, os EUA são o segundo país com o maior número de armas nucleares do mundo, atrás da Rússia, com 5,5 mil. A França tem 290 armas nucleares e o Reino Unido, 225. Ao todo, com a quantidade de cada um dos países citados, são mais de 6 mil armas nucleares — quase o total de ogivas da Rússia.
Países como a Itália, Bélgica, Alemanha e Noruega, por exemplo, guardam armas nucleares norte-americanas em seu território.
De acordo com a ICAN, “os Estados Unidos insistem que mantêm o controle operacional dessas armas, mas seu posicionamento nesses países ajuda o planejamento da guerra nuclear dos EUA”.